A CASA DO LARS VON TRIERS

4
4min de leitura

Só sonho em que me sentia deixada para trás, numa vida sem sentido, fracassada.

Não dá tempo de escrever todos por que tenho que trabalhar.

Esse é o trecho mais impressionante. Eu e minha família estávamos vivendo na casa da Lars Von Triers. Ou melhor, na casa que ele tinha morado na infância. Mas eu morava com a minha família com a idade que tenho agora, se bem que toda minha família estava lá, meu irmão e minha irmã. Na verdade o Lars Von Triers era o David Lynch, mas no sonho eu não lembrava o nome dele então era Lars Von Triers. Ou não. Acho que em determinada altura, em que eu estava muito deslumbrada de estar morando na casa do Triers, lembrei que na verdade aquele que eu adoro é o Lynch. Mas apesar de talvez o Lars Von Triers poder ser o Lars Von Triers mesmo, que fez filmes que eu não gosto tanto, no sonho ele tinha a personalidade do Lynch, tinha escrito o livro e tudo.

O Lars-Lynch tinha morado naquela casa quando era garoto e eu estava super empolgada por um lado e por outro, me sentindo completamente fracassada, porque eu não consegui “ conseguir”, como ele. Com a idade que tenho, minha vida ainda está indefinida em todos os sentidos, principalmente profissional e eu pensava que se não consegui até agora, não será agora e me comparava com o Lynch e outros pensamentos deprimentes do tipo. Mas estava me sentindo muito mal mesmo e com vergonha de mim e da minha vida, então a empolgação de estar morando na casa dele era bem remota, inda mais porque eu sempre terminava pensando isso, que comigo não ia acontecer o que aconteceu com ele. E depois por que a casa tinha uma característica muito estranha, agradável e desagradável ao mesmo tempo: era cheia de escadas. Quando eu era adolescente, vivia desenhando uma casa que tinha escadas para todos os lados e essa casa era exatamente assim, com a diferença que não se via várias escadas desembocando no mesmo cômodo, como no meu desenho, mas sim, em cada cômodo que se estava , para ir para qualquer outro, era necessário subir uma longa escada. Longa, mesmo, tipo um lance de andar de prédio um pouquinho mais. Escadas que faziam uma curva e continuavam indo. Eu achava aquilo legal por um lado, parecia aquelas passagens secretas do filme que eu assisti, por que tinha escadas ligando todos os cômodos, da maneira mais inusitada, mas por outro lado, cansava muito. Estava-se sempre subindo escadas, sempre, e escadas longas o suficiente para no meio já ter perdido toda a graça. Eu ficava pensando que aquele era o tipo de lugar que se fica feliz quando se vai embora, como o Lynch foi, mas talvez eu morasse ali para sempre.

Eu ficava pensando porque cargas dágua o pai do Lynch tinha resolvido fazer a casa assim, eu ainda tenho uma ceta fascinação por escadas, mas isso com certeza ele não tinha, então para que essas escadas? Só pra tornar tudo mais cansativo? Por que eu sabia que havia existido um propósito do pai do Lynch naquilo tudo, ele pensou e achou melhor encher a casa de escadas daquele jeito. Então acontece a coisa mais interessante. Eu estou numa espécie de salão, meio trabalhando e subo uma escada, que sei que vai dar no quarto do meu irmão. E, para minha surpresa, a escada dá no quarto sim, mas no banheiro do quarto e por azar, entro justo na hora em que ele está usando a privada.

Isso é muito louco, porque normalmente eu sonho que eu é que estou na privada e sou vista. O que pode significar eu ver o meu irmão assim? Ele fica com vergonha e abaixa o rosto para as mãos e eu fico com mais vergonha do que ele, porque acho que eu é que dei fora de subir aquela escada, devia saber que dava no banheiro dele e não ter subido.

Fico mais arrasada do que já estava, achando que só dou fora e causo constrangimento para os outros e vou para o meu quarto, a fim de não sair mais de lá. Então meu irmão, para minha surpresa, vai atrás de mim e me diz algo que não lembro, mas que queria dizer que não era culpa minha o que tinha acontecido. E essa é a única coisa amorosa que eu ouço de alguém nesse sonho.

{ 29 de setembro de 2008}

IMAGE CREDITS THE FASHIONWEEK THE HAGUE MAAKT PROGRAMMA 2023

A CASA DO LARS VON TRIERS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL